Veja como proteger suas informações no TikTok

Por Cristiano Rodrigues 02/11/2023 - 10:44 hs

Shou Zi Chew, CEO do TikTok, um dos apps mais populares do mundo, compareceu ao Congresso dos EUA para discutir as práticas de privacidade e segurança de dados do aplicativo. Uma das principais preocupações do país norte-americano em relação ao app é de que dados de usuários americanos sejam expostos para o governo chinês. 

Além disso, recentemente o Information Commissioner's Office (ICO) emitiu uma multa de US$ 15,8 milhões para o TikTok Information Technologies UK Limited e TikTok Inc por violações da lei de proteção de dados, incluindo o uso de informações pessoais de crianças de maneira ilegal.

Nesse contexto, a ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, alerta sobre a grande quantidade de informações sensíveis que o TikTok e outros gigantes das mídias sociais coletam e expõem.

"O TikTok tem se envolvido em controvérsias sobre uma série de questões de privacidade e segurança cibernética, incluindo alegações em torno da coleta excessiva de dados de usuários e compartilhá-los com o governo chinês, influência prejudicial sobre as crianças e sua saúde mental e vazamentos de dados pessoais", comenta Roman Cuprik, escritor de conteúdo da ESET.

Quais dados o TikTok coleta? 

De acordo com um relatório da Internet 2.0, o TikTok solicita permissões excessivas no dispositivo e coleta quantidades excessivas de dados, muito mais do que o necessário para sua operação. Por exemplo, o aplicativo coleta dados sobre todos os aplicativos instalados no telefone, informações detalhadas sobre o sistema operacional Android e exige acesso aos contatos do telefone.

"A maioria dos acessos e dados coletados do dispositivo não são necessários para que o aplicativo TikTok funcione corretamente", disse Thomas Perkins, engenheiro e chefe de segurança da Internet 2.0. "O aplicativo pode e será executado com sucesso sem coletar nenhum desses dados. Isso nos leva a acreditar que a única razão pela qual essas informações foram solicitadas é para a coleta de dados."

Além disso, grande parte dessa coleta de dados não pode ser desativada e o TikTok afirma em sua Política de Privacidade que pode ler suas mensagens, alegando a necessidade do acesso para proteger os usuários contra spam.

Como proteger a privacidade ao usar o TikTok? 

Se quiser assistir a conteúdo na plataforma enquanto compartilha o mínimo de dados possível, recomenda-se usar o site oficial do TikTok em um navegador da web. Mesmo assim, o TikTok ainda pode coletar certas informações usando cookies do navegador e outros rastreadores.

No entanto, sem uma conta, não é possível postar vídeos, inserir comentários ou curtir qualquer vídeo. Caso você queira ter uma conta, você pode restringir a troca de alguns dados nas configurações. 

Em sua Política de Privacidade, o TikTok declara explicitamente que pode coletar seus dados de aplicativos de terceiros, mesmo sem consentimento. Ao se registrar pela primeira vez, uma boa opção é usar um telefone ou endereço de e-mail que não seja usado em nenhum outro lugar, em vez de uma conta associada, por exemplo, a outra rede social. 

Para maior proteção, não permita que o TikTok sincronize contatos do telefone ou amigos do Facebook e limite a personalização de anúncios.

Como proteger as crianças expostas ao TikTok?

Como outras redes sociais, o TikTok afirma se esforçar para proteger as crianças da exposição a conteúdo nocivo, bullying, automutilação, distúrbios alimentares ou outros riscos online.

Por exemplo, uma pesquisa recente realizada na Itália entre 78 pacientes com transtorno alimentar descobriu que assistir a conteúdo no TikTok levou a uma diminuição na autoestima em 59% deles, e 27% relataram mudanças significativas em suas vidas diárias relacionadas ao aplicativo. Para quase 63% dos pacientes entrevistados, o TikTok foi a principal rede social. 

Além disso, o Departamento de Segurança Interna dos EUA também lançou uma investigação sobre alegações de que o TikTok não faz o suficiente para combater o material de abuso sexual infantil, informou o Financial Times em abril de 2022.

Para lidar com questões de segurança infantil, o TikTok introduziu um recurso chamado Family Pairing em 2020. De acordo com a ESET, a ferramenta dá a mães, pais e responsáveis algum grau de controle e supervisão sobre as contas dos pequenos. Um responsável pode vincular sua conta do TikTok à do menor e definir controles parentais, incluindo tempo de tela diário, exposição restrita a alguns conteúdos, opções de pesquisa infantil e visibilidade para outros.

Novas ferramentas para controle dos pais

Durante o debate em curso sobre o futuro do TikTok nos Estados Unidos, a plataforma social anunciou novas ferramentas para os pais em março de 2023. Os pais e responsáveis poderão escolher diferentes limites de tempo, dependendo do dia da semana e definir um cronograma para silenciar as notificações. 

O TikTok também anunciou para o Family Pairing um painel de tempo de tela, que fornece resumos do tempo no aplicativo, o número de vezes que o TikTok foi aberto e um detalhamento do tempo total gasto durante o dia e a noite.